Programa Especializa Paraná
NOTÍCIAS
Residentes do programa Especializa Paraná vão atuar nas regionais de Curitiba
29/07/2025
Cinco bolsistas do programa Especializa Paraná, iniciativa do Governo do Estado, vão desenvolver seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) com base em um diagnóstico das 10 regionais administrativas de Curitiba. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná (Seic) e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
A proposta é levar um olhar técnico e acadêmico para os desafios da cidade, com foco em identificar potenciais produtivos e propor soluções para o desenvolvimento local e regional. Os alunos integram o programa de Residência Técnica (Restec) em Políticas de Especialização Produtiva, vinculado ao Especializa Paraná - um programa estadual voltado à capacitação de gestores públicos e ao fortalecimento do desenvolvimento regional com base nas potencialidades de cada município. As bolsas são financiadas com recursos do orçamento da Seic.
Quatro residentes são formados em Engenharia. João Nogueira Clemente, Lucas Lucchin, Manuel Finda Evaristo e Marcelo Nunhez Cardozo Dias são engenheiros de Energias, Aquicultura, Computação e Química, respectivamente. Ricardo Francisco Silva de Paula é formado em Relações Internacionais. João e Manuel são angolanos. Os outros três, paranaenses.
O secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil, destacou a importância da parceria para ampliar o impacto do programa, ao afirmar que o resultado deste trabalho desenvolvido na Capital e municípios limítrofes será referência para todo o Estado. "A identificação da estrutura produtiva de cada regional e a elaboração de planos de ação para o desenvolvimento produtivo poderão ser replicadas em outras regiões do Paraná”, disse.
Segundo o vice-prefeito e secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, a iniciativa reforça a ideia de pensar diferente sobre a cidade. “É a oportunidade de termos um olhar acadêmico para Curitiba. Ao disponibilizar as 10 regionais como objeto de estudo, teremos soluções que ultrapassam questões políticas, o que pode ser enriquecedor para todos os envolvidos”, afirmou.
Ao longo da residência, os bolsistas farão diagnósticos produtivos das regionais, mapeando setores estratégicos com potencial de especialização, elaborando planos de ação com metas e indicadores, além de promover ações para fortalecer o tecido associativo local, envolvendo empresários, instituições de ensino e outros atores relevantes.
O projeto também prevê a criação de um modelo de governança para a Política de Especialização Produtiva de Curitiba, com participação da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e articulação com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, haverá integração com estruturas regionais como o Pró Metrópole e o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), garantindo que as soluções tenham alcance ampliado e continuidade.
ESPECIALIZA PARANÁ - O programa abrange um conjunto de ações para capacitar gestores e impulsionar o desenvolvimento regional a partir do potencial produtivo de cada município.
Em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o programa disponibiliza a plataforma Especializa Inteligente, que oferece um raio-x detalhado da realidade econômica dos municípios paranaenses. Por meio dessa ferramenta, os gestores têm acesso a dados estratégicos que permitem identificar potencialidades produtivas e planejar ações específicas para atrair investimentos e impulsionar o crescimento econômico. Atualmente, a plataforma já conta com 73 agentes cadastrados, representando 47 municípios.
Outra importante frente do programa é a Residência Técnica em Políticas de Especialização Produtiva, realizada em parceria com a Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Ao todo, 40 bolsistas foram selecionados para atuar no programa. Eles são formados em áreas como administração, comunicação, economia, engenharia, tecnologia e relações internacionais.
A iniciativa é resultado de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os residentes estão desenvolvendo atividades em Curitiba e em outras 12 cidades do Interior, por meio das Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), apoiando diagnósticos e projetos locais que promovem a especialização produtiva e a articulação regional.
Nova ferramenta do Programa Especializa impulsiona análise de dados nos Municípios
Iniciativa amplia o acesso a indicadores socioeconômicos e complementa estudos baseados na Plataforma de Especialização Inteligente
Na última semana (16 a 20/06), os residentes de Curitiba realizaram uma série de atividades para aprofundar dados e estudos sobre desenvolvimento regional. Entre os temas em pauta estão a exploração de mercado para o programa Queijos Nobres, a análise do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba e um levantamento da produção agroalimentar no estado, com base em dados da CEASA.
Paralelamente, o residente Manuel Finda Evaristo começou a desenvolver uma ferramenta web para consulta de indicadores socioeconômicos dos municípios do Paraná. O sistema tem como foco dados de comércio exterior e vínculos de emprego por CNAE, e permitirá que cada residente acesse informações organizadas de maneira centralizada.
“A proposta é concentrar, em um só ambiente, os dados necessários para analisar os municípios sob nossa responsabilidade, de forma semelhante à Plataforma de Especialização Inteligente”, explica Manuel. Segundo ele, o desenvolvimento da ferramenta está alinhado aos conteúdos da pós-graduação em Políticas de Especialização Produtiva, da Universidade Estadual de Maringá. “Recentemente, utilizamos dados da RAIS para calcular a especialização produtiva. Essa funcionalidade poderá ser integrada à plataforma”, acrescenta.
A ideia surgiu de uma demanda identificada no início da residência, quando o supervisor Paulo Vagner demonstrou interesse pela Plataforma de Especialização Inteligente, desenvolvida pelo Sistema Fiep. Ao observar a estrutura, funcionamento e origem das bases de dados foi encontrada limitações. A principal delas foi a falta de opções para personalização e comparação de informações de forma mais específica.
Essa percepção motivou o desenvolvimento de uma solução complementar, pensada para ampliar as possibilidades de análise e apoiar, de forma prática, o trabalho dos residentes nos territórios. A ferramenta está em fase de desenvolvimento.
Evento vai capacitar lideranças para impulsionar o desenvolvimento dos municípios
17/07/2025
Prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças envolvidas no desenvolvimento dos municípios paranaenses terão uma oportunidade importante nos dias 26 e 27 de agosto: participar da Formação de Gestores Municipais de Desenvolvimento Econômico, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná (Seic) em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).
O evento faz parte do programa Especializa Paraná, iniciativa voltada à capacitação técnica de gestores públicos com foco na especialização produtiva e no fortalecimento da economia regional. As atividades serão realizadas no Campus da Indústria do Sistema FIEP, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba. As atividades acontecerão das 8h às 18h e contarão com certificação para os participantes.
Além disso, haverá uma versão complementar online, disponível posteriormente na plataforma da Escola de Gestão do Paraná, ampliando o alcance da formação. Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil, a proposta do evento é apresentar estratégias, ferramentas inéditas de gestão e experiências de sucesso que possam ser aplicadas nos municípios para fortalecer a economia local. “Queremos promover a articulação regional e impulsionar a especialização produtiva como motor de desenvolvimento”, afirmou.
A programação contará com palestras de especialistas e lideranças do setor, incluindo o presidente do Sistema FIEP, Edson Vasconcelos, o gerente do Observatório Sistema FIEP, Sidarta Ruthes, o próprio secretário Marco Brasil, além de representantes da Fomento Paraná, do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do programa Pró-Metrópole.
Entre os temas abordados estão o uso de dados para o planejamento estratégico municipal, financiamento e estruturação de parques industriais, casos de sucesso em especialização produtiva, articulação regional e governança.
Durante o evento, será feita a apresentação oficial do Programa Especializa Paraná. Marco Brasil destacou que é fundamental que os municípios tenham quadros técnicos preparados para planejar o futuro com base em dados e em estratégias de especialização produtiva. “Com o Especializa Paraná, estamos criando uma rede de desenvolvimento regional articulada e qualificada”, destacou.
A Formação de Gestores conta com o apoio da Escola de Gestão do Paraná, da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), da União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (UVEPAR) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP).
Além das palestras, haverá trocas de experiências e um workshop prático para estimular a integração entre os gestores presentes.
Como reforça o slogan do programa, “A mudança começa com quem lidera. Especialize seu município”, o convite é feito a todos que atuam na linha de frente do desenvolvimento local e desejam transformar desafios em resultados concretos.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo link da Escola de Gestão do Paraná: https://www.ead.pr.gov.br/course/view.php?id=2779
ESPECIALIZA – O Programa Especializa Paraná abrange um conjunto de ações para capacitar gestores e impulsionar o desenvolvimento regional a partir do potencial produtivo de cada município.
Em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), o programa disponibiliza a plataforma Especializa Inteligente, que oferece um raio-X detalhado da realidade econômica dos municípios paranaenses. Por meio dessa ferramenta, os gestores têm acesso a dados estratégicos que permitem identificar potencialidades produtivas e planejar ações específicas para atrair investimentos e impulsionar o crescimento econômico. Atualmente, a plataforma já conta com 73 agentes cadastrados, representando 47 municípios.
Outra importante frente do programa é a Residência Técnica em Políticas de Especialização Produtiva, realizada em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Ao todo, 40 bolsistas foram selecionados para atuar no programa. Eles são formados em áreas como administração, comunicação, economia, engenharia, tecnologia e relações internacionais.
A iniciativa é resultado de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os residentes estão desenvolvendo atividades em Curitiba e em outras 12 cidades do interior, por meio das Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável (AGEUNIs), apoiando diagnósticos e projetos locais que promovem a especialização produtiva e a articulação regional.
O PROGRAMA
"O que seu município quer ser quando crescer?"
O programa Especializa Paraná vida uma política de desenvolvimento focada na especialização produtiva dos municípios. Ele surge a partir de uma visão de futuro que busca desenvolver potencialidades dos municípios paranaenses, gerando especialização produtiva e valor competitivo.
TRÊS PRINCIPAIS FRENTES:
- Formação e Agentes de Especialização Produtiva;
- Desenvolvimento de projetos pilotos em várias regiões do Estado;
- Formação de Gestores de Desenvolvimento Econômico Municipal.
Investir em especialização é investir no crescimento do Paraná.
Junte-se a nós e faça parte da transformação.
Para estar por dentro de todas as novidades do Especializa Paraná cadastre-se aqui.
RESIDENCIA TÉCNICA
A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná - SEIC-PR em parceria com a SETI e a UEM, selecionou profissionais recém-formados (até 3 anos) para atuarem no programa Especializa Paraná!
São 40 bolsistas distribuídos em diversas cidades do Paraná!
Para mais informações do Programa de Residência Técnica em Políticas de Especialização Produtiva, acesse aqui.
INFORMATIVOS DO RESTEC
Semana 12 - 21 a 25 de julho
PLATAFORMA DE ESPECIALIZAÇÃO INTELIGÊNTE DE MUNICÍPIOS
O primeiro passo é compreender as potencialidades produtivas do município. Para ajudar os prefeitos e demais gestores públicos, a SEIC - Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com a FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, desenvolveu a Plataforma Especialização Inteligente. A ferramenta dará acesso a uma base de dados para colher importantes insights sobre setores em que o município tem potencial de especialização produtiva.
O município pode utilizar a sua capacidade de investimentos para impulsionar setores estratégicos, gerando empregos e fortalecendo sua competitividade no mercado.