Programa Especializa Paraná

NOTÍCIAS

 

Residentes fazem levantamento sobre uso de biogás no Paraná

 

Uso de biogás no Paraná é foco de levantamento feito por residentes

 

Estudo identifica produtores, consumidores e práticas adotadas por empresas de biogás e biometano no Estado

 

Um grupo de residentes do Programa Especializa Paraná iniciou, na semana passada, uma pesquisa para mapear empresas que atuam com biogás e biometano no Estado. O objetivo é identificar onde estão essas empresas, o tipo de atividade que desenvolvem — se produzem, consomem ou fazem os dois — e como operam. O levantamento inclui informações sobre os substratos usados, as tecnologias aplicadas e a relação com políticas públicas.

Segundo Rodrigo Becegato, assessor técnico da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), a pesquisa aproxima os residentes da realidade do setor e ajuda a entender como funcionam as cadeias de combustíveis renováveis no Paraná.

"O Paraná possui uma base de substratos altamente diversificada. É fundamental compreender tanto a quantidade quanto a qualidade desses recursos por região. Com essa compreensão aprofundada, o governo pode formular e aprimorar políticas públicas eficazes, capazes de gerar resultados positivos e promover o desenvolvimento sustentável em todo o Estado”, afirmou.

Os dados servirão de base para ações futuras com o setor produtivo. A ideia é ampliar o diálogo entre Estado e indústria e fortalecer o uso do biogás como solução para o aproveitamento de resíduos e substituição de combustíveis fósseis.

PRODUÇÃO NO PARANÁ - Esse movimento se conecta com o perfil produtivo do Estado. O Paraná lidera a produção nacional de frango e ocupa a segunda posição em suínos. A geração de resíduos da agroindústria e do saneamento aponta para um alto potencial na produção de energia renovável.

RESULTADOS INICIAIS - André Toniolo, residente em Ponta Grossa, destaca que os primeiros dados da pesquisa apontam que os dejetos animais são uma das principais matérias-primas dos biodigestores no Estado. Para ele, esse cenário pode impulsionar novos negócios, como usinas de biogás e serviços de manutenção, com efeitos diretos no desenvolvimento regional.

Em União da Vitória, Bianca Freisleben acompanha a movimentação de empresas do setor. “Usar melhor os recursos, além de reduzir os impactos ambientais, pode gerar economia e abrir novas oportunidades. É uma forma inteligente de cuidar do meio ambiente e ainda trazer benefícios diretos para a população”, disse.

 

Foto ilustrativa: Marechal Cândido Rondon, 31 de julho de 2024 - Usina de Biogás a partir dos dejetos de suinos.

Roberto Dziura Jr/AEN

Link para foto ilustrativa: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Com-apoio-do-Estado-suinocultor-instala-biodigestor-para-produzir-sustentavelmente

 

Publicado: semana 16 a 20 de junho

 
 Notícias 2025
 
 Integração entre secretarias é analisada pelo Especializa Paraná
 
Especializa Paraná inicia formação em políticas produtivas
 
Nivelamento técnico é tema de minicurso dos residentes
 
NOVOS TALENTOS EM AÇÃO!

  

Recepção SEIC

NOVOS TALENTOS EM AÇÃO!

Na primeira semana do Programa Especializa Paraná, os 40 recém-formados iniciaram suas atividades como residentes técnicos em Curitiba e em 12 cidades do interior, atuando junto às universidades, prefeituras e agências de inovação. Eles terão a missão de identificar potencialidades econômicas para implementar políticas de especialização produtiva de acordo com a estrutura territorial. 

Os primeiros dias foram marcados por integração, aprendizado e início de tarefas práticas, como o desenvolvimento do Relatório de Perfil Socioeconômico Municipal. Os residentes já começaram a contribuir com suas áreas de formação e demonstraram entusiasmo com o impacto regional do programa. A economista Bruna Alves de Ávila, residente selecionada para a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Campo Mourão, destaca as expectativas. "Estou muito feliz por participar desta iniciativa, pois vejo grande potencial de aplicação prática, além poder contribuir com políticas públicas para impactar positivamente a realidade local”, comenta. João Nogueira Clemente, angolano, formado em Engenharia de Energias no Ceará, acha que a residência irá valorizar a carreira. “É uma boa iniciativa que dá aos jovens recém-saídos da universidade a chance de entrar efetivamente no mercado de trabalho”, afirmou. 

Nas próximas semanas, eles seguirão com a coleta de dados e na quarta-feira (13) participarão da primeira aula do Minicurso de Nivelamento em Economia. Para a coordenadora de supervisores e residentes, Luciana Müller, o planejamento estratégico municipal é transformador. "Ao definir setores prioritários e organizar a governança, o município se torna mais competitivo, atraindo investimentos, com mais oportunidades de trabalho e renda em toda a região”, afirma. ​​​

PARCERIA 

O Especializa Paraná é uma parceria entre Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e a Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

 

ÁREAS

  • Os residentes são de Administração, Economia, Engenharia, Jornalismo, Relações Internacionais e Tecnologia
  • 35 residentes em 12 campus das universidades estaduais em Apucarana, Bandeirantes e Londrina, Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, e União da Vitória.
  • 5 em Curitiba, na Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic)

 

Publicado: semana 05 a 09 de maio

 

 


O PROGRAMA

"O que seu município quer ser quando crescer?"

 

 

 

Banner especializa digital 336x280 px

O programa Especializa Paraná vida uma política de desenvolvimento focada na especialização produtiva dos municípios. Ele surge a partir de uma visão de futuro que busca desenvolver potencialidades dos municípios paranaenses, gerando especialização produtiva e valor competitivo.

TRÊS PRINCIPAIS FRENTES:

  • Formação e Agentes de Especialização Produtiva;
  • Desenvolvimento de projetos pilotos em várias regiões do Estado;
  • Formação de Gestores de Desenvolvimento Econômico Municipal.

 

Investir em especialização é investir no crescimento do Paraná.

Junte-se a nós e faça parte da transformação.

 

Para estar por dentro de todas as novidades do Especializa Paraná cadastre-se aqui.

Passos especializa

 

 

Fases especializa

RESIDENCIA TÉCNICA

A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná - SEIC-PR em parceria com a SETI e a UEM, selecionou profissionais recém-formados (até 3 anos) para atuarem no programa Especializa Paraná!

São 40 bolsistas distribuídos em diversas cidades do Paraná!

 

Para mais informações do Programa de Residência Técnica em Políticas de Especialização Produtiva, acesse aqui.

 

INFORMATIVOS DO RESTEC


PLATAFORMA DE ESPECIALIZAÇÃO INTELIGÊNTE DE MUNICÍPIOS

Plataforma

 

O primeiro passo é compreender as potencialidades produtivas do município. Para ajudar os prefeitos e demais gestores públicos, a SEIC - Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com a FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, desenvolveu a Plataforma Especialização Inteligente. A ferramenta dará acesso a uma base de dados para colher importantes insights sobre setores em que o município tem potencial de especialização produtiva.

O município pode utilizar a sua capacidade de investimentos para impulsionar setores estratégicos, gerando empregos e fortalecendo sua competitividade no mercado.

 

Mais informações:  especializa@seic.pr.gov.br