Cooperação Programa Indústria Acolhedora

Cooperação Técnica para a integração socioprodutiva de pessoas migrantes e refugiadas no Paraná

Em 2025, a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC) e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU), firmaram um termo de cooperação técnica para o fortalecimento do Programa Indústria Acolhedora, uma iniciativa do SESI PARANÁ, com foco na inclusão socioprodutiva e na oferta de oportunidades de aperfeiçoamento profissional a pessoas migrantes e refugiadas no Estado do Paraná, bem como no aprimoramento das capacidades de desenvolvimento e retenção de equipes multiculturais nas indústrias paranaenses.

Instituído por meio do Termo de Cooperação SEIC/SEJU/SESI nº 001/2025, a parceria articula políticas públicas, responsabilidade social empresarial e ações de qualificação profissional, sem transferência de recursos financeiros entre os partícipes, utilizando estruturas já existentes.

Objetivos da Cooperação Técnica

Inclusão Social

Facilitar o acesso de pessoas migrantes e refugiadas a oportunidades de emprego formal na indústria, promovendo autonomia econômica e integração social.

Qualificação Profissional

Oferecer capacitação alinhada às demandas do setor industrial, respeitando competências prévias, trajetórias profissionais e diversidade cultural..

Fortalecimento da Indústria

Apoiar indústrias na atração e retenção de talentos, contribuindo para a redução de vagas ociosas e para o aumento da competitividade industrial.

Público-Alvo

O Público-alvo contemplado pela parceira são pessoas migrantes, refugiadas e apátridas, bem como, as indústrias interessadas em adotar práticas de integração socioprodutiva, diversidade e responsabilidade social.

Papel dos Partícipes

SESI Paraná / Sistema FIEP

Atuar em conjunto com a equipe da SEIC/PR/PR e SEJU/Pr visando a expansão do Programa Indústria Acolhedora nos municípios; promover ações de qualificação profissional para migrantes e refugiados; realizar articulações com as indústrias para integração sustentável de profissionais migrantes e refugiadas.

SEIC

Atuar como apoio técnico ao Programa Indústria Acolhedora; identificar carências de mão de obra; apoiar a divulgação de atividades relacionadas à qualificação profissional; estabelecer uma governança para a atração de trabalhadores migrantes e refugiados; fortalecer a competitividade industrial e o desenvolvimento econômico dos municípios.

SEJU / SGGM

Contribuir com a governança migratória; articular com a rede local de apoio à pessoa migrante e refugiada; desenvolver fluxos de recebimento e encaminhamento dos curriculos, bem como, articular estrátegias para profissionalização e aperfeiçoamento de pessoas migrantes e refugiadas.

Metas

  1. Atender ao menos 300 migrantes com ações do Programa Indústria Acolhedora.
  2. Prestar suporte técnico a pelo menos 10 empresas participantes.
  3. Empregar 100 migrantes na indústria paranaense.

 

 

Programa Indústria Acolhedora © 2025 – Cooperação entre SESI Paraná / Sistema FIEP, Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC) e Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU).