Secretaria da Indústria e Comércio reúne equipe para estabelecer metas para 2024 08/01/2024 - 16:25

Para o secretário Ricardo Barros, as reuniões de trabalho, que acontecem semanalmente, proporcionam um ambiente propício para discussões estratégicas e colaboração efetiva entre as equipes

Na manhã desta segunda-feira (08), o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), Ricardo Barros, conduziu uma reunião estratégica com sua equipe para delinear metas que direcionarão as ações da pasta ao longo do ano. A reunião contou com a participação do diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin e diretores da instituição, o diretor-geral da SEIC, Christiano Puppi, além de técnicos e representantes dos núcleos regionais da pasta.

Barros ressaltou que o objetivo primordial da secretaria é cumprir as propostas contidas no Plano de Governo, elaborado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, e atender às necessidades, sobretudo, dos pequenos municípios.

“Esta é a primeira reunião do ano e nosso objetivo foi fornece diretrizes mais específicas sobre as metas que buscamos alcançar. Ao longo do ano passado realizamos diversas reuniões de equipe, e esse tipo de monitoramento nos fornece orientações mais detalhadas para o trabalho que almejamos realizar”, destacou o secretário.

Uma das principais iniciativas planejadas para este ano envolve a expansão significativa do número de barracões industriais no estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destinou no final do ano passado recursos para a construção desses novos espaços, os quais também contarão com financiamento proveniente de emendas destinadas pela Bancada Federal. Todo o processo será cuidadosamente coordenado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC) e executado com eficiência pela Secretaria Estadual das Cidades (SECID).

“Estamos fazendo uma força-tarefa para que possamos destinar todos esses barracões ao longo do ano. É oportunidade de gerar emprego e renda em diversos locais do Paraná”, afirmou o secretário.

ROTA MUNICIPALISTA – Outro destaque em 2024 é um roteiro abrangendo as 19 associações municipais do Paraná, que será realizado pela SEIC até março deste ano. O intuito é apresentar as ações do Governo do Paraná e buscar a adesão dos municípios aos programas já existentes para auxiliar no desenvolvimento econômico do estado. O enfoque principal será a plataforma ‘Paraná Negócios’, que vai conectar municípios a empresas interessadas em investir no estado.

“Serão realizadas reuniões para destacar a importância da participação ativa dos municípios. Queremos detalhar minuciosamente os programas oferecidos pelo Governo do Paraná, elucidando seus benefícios e esclarecendo dúvidas. A interação direta com os representantes municipais será crucial para estimularmos nossa economia”, destacou Barros, que deve iniciar ainda neste mês de janeiro os primeiros encontros.

OUTROS PROGRAMAS – Em 2024, a SEIC homenageará empresários paranaenses que contribuem para o desenvolvimento do estado e do país, com o título ‘Paraná Reconhece’. O objetivo é incentivar o empreendedorismo e introduzir novas dinâmicas.

Para impulsionar a economia local também será destaque o Programa de Especialização Econômica. A meta é estimular empresários a se envolverem com um produto específico ou suas partes, visando tornar essa atividade econômica o principal impulsionador do desenvolvimento da cidade. Com base no progresso econômico local, os municípios podem ampliar suas capacidades para produzir, comercializar e até mesmo exportar o produto em questão.

Além disso, ao longo do ano a SEIC reforçará o compromisso com a celeridade na abertura de empresas. No mês de dezembro, o Paraná atingiu um marco histórico, registrando o tempo recorde de 10 horas e 39 minutos para esse processo, estabelecendo assim o melhor desempenho já alcançado na história.

A expectativa é que o Decreto do Baixo Risco reduza ainda mais o tempo de abertura de empresas em 2024. A dispensa de 771 atividades econômicas da emissão de licenças na abertura de empresas vai acelerar ainda mais o processo de formalização de novos negócios no Paraná. O Decreto de Baixo Risco entra em vigor no dia 31 de janeiro de 2024.

Também estará em pauta a inauguração do novo prédio da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), que tem como objetivo proporcionar um espaço de trabalho eficiente e melhorar a produtividade e eficácia dos serviços oferecidos. O investimento é R$ 10,4 milhões em recursos próprios.