Residentes iniciam curso de especialização produtiva do programa Especializa Paraná 05/05/2025 - 17:21
Os residentes técnicos selecionados para o programa Restec – Especializa Paraná, do Governo do Estado, iniciaram nesta terça-feira (5) o curso de Políticas de Especialização Produtiva.
São 40 residentes com até três anos de graduação nas áreas de administração, comunicação, economia, engenharias, tecnologia e relações internacionais para Curitiba e 12 cidades do Interior do Paraná. Eles receberão por dois anos uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 3.040, mais auxílio-transporte de R$ 264.
O programa é uma parceria entre as secretarias da Indústria, Comércio e Serviços Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e busca qualificar profissionais para o serviço público, por meio de atividades práticas em instituições do Poder Executivo Estadual.
Os cinco residentes que participam do programa em Curitiba foram recebidos nesta segunda-feira pelo secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil.
“Com esta iniciativa, o governo do Estado abre portas para recém-graduados ao mesmo tempo em que capacita profissionais para impulsionar setores estratégicos de cada região, aumentando a competitividade e impulsionando investimentos nos municípios”, destacou o secretário.
Além da Capital, os residentes participarão do programa nos municípios de Apucarana, no Vale do Ivaí; Bandeirantes e Londrina, no Norte do Paraná; Jacarezinho, no Norte Pioneiro, Campo Mourão, no Centro-Oeste; Cascavel, no Oeste; Francisco Beltrão, no Sudoeste; Guarapuava, no Centro-Sul; Maringá, no Noroeste; Paranaguá, no Litoral; Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais e União da Vitória, no Sul do Estado.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – O curso de pós-graduação em Políticas de Especialização Produtiva será ministrado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na modalidade de ensino a distância (EaD). A carga horária é de 480 horas.