A Formação de Gestores Municipais de Desenvolvimento Econômico é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O evento, que ocorreu nos dias 26 e 27 de agosto, no Campus da Indústria em Curitiba, se transformou em um espaço de capacitação e troca de ideias pensadas para que prefeitos, secretários, vereadores e outras lideranças saíssem ainda mais engajados em ações para o desenvolvimento do Paraná.
O objetivo do projeto é a capacitação dos gestores municipais apresentando ferramentas de gestão e o compartilhamento de conhecimento que fortalecem a especialização produtiva e o desenvolvimento industrial, solidificando a governança em cada município do estado. Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil, o evento cumpriu seu papel ao possibilitar a troca de experiências entre os municípios e integrá-los com setores estratégicos. “A Formação foi um momento muito rico. Nossa intenção é dar condições para que os gestores públicos estejam cada vez mais preparados para identificar as potencialidades locais e transformá-las em oportunidades de crescimento. Quando cada município se fortalece, o Paraná inteiro avança.”, destacou.
Durante o evento, Carlos Alisson, diretor de Desenvolvimento Econômico e Integração da Seic e um dos organizadores da Formação, reforçou a importância da qualificação como estratégia para o crescimento regional. “Nossa ideia na direção do desenvolvimento econômico é produtividade e eficiência. Tivemos grandes exemplos de caminhos para sermos mais produtivos e eficientes nesta Formação de Gestores e a capacitação é um deles. Na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, atuamos em apoiar quem quer agregar valor e transformar as potencialidades em resultados concretos”, afirmou.
FORMAÇÃO DE GESTORES - No primeiro dia, a programação organizada pelo Sistema Fiep trouxe discussões sobre o cenário industrial do Paraná, a importância da inteligência territorial para o planejamento municipal, estratégias de fortalecimento das indústrias locais, o passo a passo da implantação de parques industriais e alternativas de financiamento. Também foram apresentados instrumentos de apoio à gestão pública, como a plataforma Especialização Inteligente, desenvolvida pelo próprio Sistema Fiep, além da utilização de ferramentas de prospecção e planejamento, tema detalhado por Sidarta Ruthes, gerente dos Observatórios da instituição.
No segundo dia, sob coordenação da Seic, os debates trataram de governança, atração de investimentos, políticas públicas integradas e especialização produtiva. À tarde, a agenda contou com apresentações de casos de sucesso, a exposição do trabalho das Agências Regionais de Desenvolvimento Sustentável (Ageuni), a apresentação do curso de especialização em Políticas de Especialização Produtiva, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de um workshop de integração entre gestores municipais, residentes e representantes regionais. As palestras serão disponibilizadas em formato de curso na plataforma da Escola de Gestão do Paraná, uma das instituições apoiadoras do evento.
ARTICULAÇÃO REGIONAL - Um dos exemplos apresentados durante a programação que reforçam a importância da articulação regional foi a participação do Pró-Metrópole, representado pelo secretário Geral do programa, Felipe Thiago de Jesus, que apresentou os casos de sucesso do modelo de governança colaborativa que reúne 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. A apresentação integrou o painel “Governança e Articulação Regional: Atuação do Pró-Metrópole”.
Ao compartilhar a experiência no evento, Felipe enfatizou que a cooperação entre diferentes atores públicos e privados é essencial para fortalecer as potencialidades produtivas e promover um desenvolvimento integrado. “A proposta é trabalhar com protagonismo compartilhado, onde cada ator contribui para aprimorar as etapas dos processos e, de forma integrada, garantir projetos consistentes e com resultados de impacto. Queremos deixar aos gestores a inquietação de que é possível realizar mais quando há articulação, conexão e cooperação, aproveitando os recursos disponíveis nos setores público, privado, universidades e terceiro setor”, afirmou.
Além dos organizadores e painelistas, os participantes também destacaram o valor da Formação. Um dos ouvintes, Leandro Alves Monteiro, secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Maria Helena, relatou que a programação trouxe reflexões práticas para a gestão local. “Volto para meu município com uma variedade de conhecimentos e em condições claras de oportunizar melhorias na gestão pública e apoiar as empresas já instaladas, além de criar estratégias para atrair novos investidores. Foi possível reconhecer que muitas ações já estão em andamento em nosso município, mas também reforçar a ideia de que a região precisa crescer junto, de forma integrada”, disse.
Do mesmo modo, Felipe Zanoello, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Palmas, destacou o impacto do evento para municípios menores. “Com certeza, amplia o aprendizado, a participação e a visibilidade dos municípios. Principalmente os de pequeno porte terão condições de se manter ativos nos programas apresentados, viabilizando oportunidades que, sem esse braço do Estado, seriam praticamente impossíveis de executar.”
PRESENÇAS - Na abertura, estiveram presentes o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), João Alberto Soares de Andrade, que sediou a Formação e representou a instituição parceira do programa Especializa; o professor Gilberto Joaquim Fraga, coordenador geral e pedagógico da residência técnica em Políticas de Especialização Produtiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que representou o reitor Leandro Vanalli; Além de Marcos Aurélio Pelegrina, representando o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona; Marcos Stamm, secretário em exercício da Inovação e Inteligência Artificial; e o deputado estadual Guerra, presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O evento também contou com a presença dos residentes técnicos do Especializa Paraná.
APOIOS - A Formação de Gestores contou com o apoio da Escola de Gestão do Paraná, da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), da União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (UVEPAR) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).