Formação de Gestores Municipais destaca integração para o desenvolvimento econômico do Paraná

Realizado em Curitiba nos dias 26 e 27 de agosto, o evento reuniu lideranças municipais em debates sobre especialização produtiva, governança e cooperação regional.
Publicação
29/08/2025 - 14:24
Editoria

A Formação de Gestores Municipais de Desenvolvimento Econômico é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O evento, que ocorreu nos dias 26 e 27 de agosto, no Campus da Indústria em Curitiba, se transformou em um espaço de capacitação e troca de ideias pensadas para que prefeitos, secretários, vereadores e outras lideranças saíssem ainda mais engajados em ações para o desenvolvimento do Paraná.

O objetivo do projeto é a capacitação dos gestores municipais apresentando ferramentas de gestão e o compartilhamento de conhecimento que fortalecem a especialização produtiva e o desenvolvimento industrial, solidificando a governança em cada município do estado. Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil, o evento cumpriu seu papel ao possibilitar a troca de experiências entre os municípios e integrá-los com setores estratégicos. “A Formação foi um momento muito rico. Nossa intenção é dar condições para que os gestores públicos estejam cada vez mais preparados para identificar as potencialidades locais e transformá-las em oportunidades de crescimento. Quando cada município se fortalece, o Paraná inteiro avança.”, destacou.

Durante o evento, Carlos Alisson, diretor de Desenvolvimento Econômico e Integração da Seic e um dos organizadores da Formação, reforçou a importância da qualificação como estratégia para o crescimento regional. “Nossa ideia na direção do desenvolvimento econômico é produtividade e eficiência. Tivemos grandes exemplos de caminhos para sermos mais produtivos e eficientes nesta Formação de Gestores e a capacitação é um deles. Na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, atuamos em apoiar quem quer agregar valor e transformar as potencialidades em resultados concretos”, afirmou.

.

FORMAÇÃO DE GESTORES - No primeiro dia, a programação organizada pelo Sistema Fiep trouxe discussões sobre o cenário industrial do Paraná, a importância da inteligência territorial para o planejamento municipal, estratégias de fortalecimento das indústrias locais, o passo a passo da implantação de parques industriais e alternativas de financiamento. Também foram apresentados instrumentos de apoio à gestão pública, como a plataforma Especialização Inteligente, desenvolvida pelo próprio Sistema Fiep, além da utilização de ferramentas de prospecção e planejamento, tema detalhado por Sidarta Ruthes, gerente dos Observatórios da instituição.

No segundo dia, sob coordenação da Seic, os debates trataram de governança, atração de investimentos, políticas públicas integradas e especialização produtiva. À tarde, a agenda contou com apresentações de casos de sucesso, a exposição do trabalho  das Agências Regionais de Desenvolvimento Sustentável (Ageuni), a apresentação do curso de especialização em Políticas de Especialização Produtiva, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de um workshop de integração entre gestores municipais, residentes e representantes regionais. As palestras serão disponibilizadas em formato de curso na plataforma da Escola de Gestão do Paraná, uma das instituições apoiadoras do evento.

ARTICULAÇÃO REGIONAL - Um dos exemplos apresentados durante a programação que reforçam a importância da articulação regional foi a participação do Pró-Metrópole, representado pelo secretário Geral do programa, Felipe Thiago de Jesus, que apresentou os casos de sucesso do modelo de governança colaborativa que reúne 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. A apresentação integrou o painel “Governança e Articulação Regional: Atuação do Pró-Metrópole”. 

Ao compartilhar a experiência no evento, Felipe enfatizou que a cooperação entre diferentes atores públicos e privados é essencial para fortalecer as potencialidades produtivas e promover um desenvolvimento integrado. “A proposta é trabalhar com protagonismo compartilhado, onde cada ator contribui para aprimorar as etapas dos processos e, de forma integrada, garantir projetos consistentes e com resultados de impacto. Queremos deixar aos gestores a inquietação de que é possível realizar mais quando há articulação, conexão e cooperação, aproveitando os recursos disponíveis nos setores público, privado, universidades e terceiro setor”, afirmou. 

Além dos organizadores e painelistas, os participantes também destacaram o valor da Formação. Um dos ouvintes, Leandro Alves Monteiro, secretário de Indústria, Comércio e Turismo de  Maria Helena, relatou que a programação trouxe reflexões práticas para a gestão local. “Volto para meu município com uma variedade de conhecimentos e em condições claras de oportunizar melhorias na gestão pública e apoiar as empresas já instaladas, além de criar estratégias para atrair novos investidores. Foi possível reconhecer que muitas ações já estão em andamento em nosso município, mas também reforçar a ideia de que a região precisa crescer junto, de forma integrada”, disse.

Do mesmo modo, Felipe Zanoello, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Palmas, destacou o impacto do evento para municípios menores. “Com certeza, amplia o aprendizado, a participação e a visibilidade dos municípios. Principalmente os de pequeno porte terão condições de se manter ativos nos programas apresentados, viabilizando oportunidades que, sem esse braço do Estado, seriam praticamente impossíveis de executar.”

.

 

PRESENÇAS -  Na abertura, estiveram presentes o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), João Alberto Soares de Andrade, que sediou a Formação e representou a instituição parceira do programa Especializa; o professor Gilberto Joaquim Fraga, coordenador geral e pedagógico da residência técnica em Políticas de Especialização Produtiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que representou o reitor Leandro Vanalli; Além de Marcos Aurélio Pelegrina, representando o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona; Marcos Stamm, secretário em exercício da Inovação e Inteligência Artificial; e o deputado estadual Guerra, presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O evento também contou com a presença dos residentes técnicos do Especializa Paraná. 

APOIOS - A Formação de Gestores contou com o apoio da Escola de Gestão do Paraná, da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), da União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (UVEPAR) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). 

GALERIA DE IMAGENS